Teatro na Rua em Salvador

terça-feira, 10 de março de 2015

Estreia em Salvador o espetáculo Cirque por Julieta, do Núcleo Viansatã de Teatro Ritual

Após circular por sete cidades do interior da Bahia, o espetáculo Cirque por Julieta, uma rapsódia viansatãnica, ficará em temporada em Salvador no período de 6 de março a 18 de abril, sempre às sextas e sábados, às 19 horas, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho. No sábado, dia 7 de março, o espetáculo integra a programação do Festival Itinerante de Teatro Latino-americano Âmbar (II FITLÂ). A temporada integra o projetoCiclos de Contágio Teatral – Manutenção do Núcleo Viansatã de Investigação Cênica, contemplado pelo Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2014 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), financiado pelo Fundo de Cultura (FCBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Cirque por Julieta, segundo espetáculo do Núcleo Viansatã de Teatro Ritual, é um mergulho vertiginoso na misteriosa senda do Amor, aquele flamejante que desafia as fronteiras do Tempo. Através dos olhos da consagrada personagem shakespeariana Julieta, a encenação adentra uma das mais belas e tristes obras da ficção. Assim o Viansatã conta a sua versão, da forma caleidoscópica que se tornou marca poética do grupo, apresentando as sensações presentificadas da irrepetível experiência de reviver ritualisticamente aquela história. Com ares de circo-cabaré antigo em um espaço aberto e múltiplo, carregado da doce e cruel atmosfera pontuada pela trilha sonora original, o espetáculo propõe um tríplice pacto entre os espectadores, os atuantes e as tempestades advindas das escolhas apaixonadas.

O espetáculo traz à rua a pesquisa artística, poética e religiosa do Núcleo Viansatã de Teatro Ritual, que há cinco anos realiza pesquisa continuada inspirada artística e filosoficamente nos escritos do teatrólogo francês Antonin Artaud, em especial no seu Teatro da Crueldade, associados aos princípios do Teatro Ritual, Poética de Grupo e Energia Sexual. O grupo tem em repertório diversos experimentos cênicos abertos ao público, dois espetáculos (Lumus, 2012-2013 e Cirque por Julieta) e eventos de formação e pesquisa.

A montagem do espetáculo foi financiada com recursos próprios e de terceiros através da plataforma de crowdfunding Catarse. Circulou pelas cidades de Santo Amaro da Purificação, São Gonçalo, Nova Fátima e São Francisco do Conde com recursos próprios, apoiadores locais e produção da Cafuné Turismo e Eventos; integrou a programação da Temporada Verão Cênico 2014, da FUNCEB, com apresentações em Jacobina e Vitória da Conquista; e do Festival Nacional Ipitanga de Teatro 2014, em Lauro de Freitas.

Cirque por Julieta Onde: Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho, Salvador, Bahia.
Quando: Sextas e Sábados às 19h00. De 6 de Março a 18 de Abril. (Exceto dias 3 e 4 de Abril). Quanto: Gratuito
Contatos: nucleov.sdi@gmail.com | 71 9182-1150 – Marcus Lobo (Produção) Site: www.viansata.com
Apoio financeiro: FUNCEB/ FCBA/ SecultBA/ Sefaz Realização: Núcleo Viansatã de Teatro Ritual

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©