Memória de Arlindo Fragoso é homenageada na Bahia

quinta-feira, 19 de março de 2015

Série de ações marca 150 anos de nascimento do engenheiro baiano que, entre outras realizações, fundou Instituto Politécnico e Academia de Letras Um baiano que tem em sua biografia a fundação do Instituto Politécnico, da Escola Polythecnica da Bahia – atual Escola Politécnica da UFBA – e da Academia de Letras da Bahia; os cargos de secretário-geral do primeiro governo do desenvolvimentista, e polêmico, José Joaquim Seabra, de conselheiro e intendente (prefeito) de Santo Amaro e diretor no Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas; a participação como ativista do movimento abolicionista e duas eleições como deputado federal, além da publicação de livros e artigos sobre economia, política e diversos textos de peças de teatro. E tudo isso realizado entre o final do século XIX e o nascimento do século XX.
Este foi Arlindo Coelho Fragoso.
Para marcar os 150 anos de nascimento deste multifacetado filho de Santo Amaro da Purificação, o Instituto Politécnico da Bahia promove uma série de atividades (programação completa anexa) em homenagem a este pensador que ousou construir sonhos numa realidade hostil para impulsionar o desenvolvimento da Bahia.
As ações começam no dia 20 de março, às 17h30, na Escola Politécnica, com o lançamento de uma reedição de um livro de crônicas escritas por Fragoso, um prêmio de inovação que levará o nome dele e de uma palestra sobre o legado do engenheiro ministrada pelo professor e membro da Academia de Letras da Bahia, Guilherme Raddel. Ao longo do ano, vão ser realizados outros encontros para reviver a herança deixada pelo santamarense. 
Quem foi Arlindo Coelho Fragoso memória de Arlindo Fragoso e seu legado é frágil, pouco conhecida entre os baianos. O engenheiro dá nome a uma pequena travessa na Ladeira dos Galés e tem um busto no espaço batizado em sua homenagem na Escola Politécnica, na Federação.
Programação: Encontro: Arlindo Fragoso – Construtor de Futuros 20 de março de 2015, a partir das 17h30
Foyer do Espaço Cultural Arlindo Fragoso, na Escola Politécnica da UFBA
(Rua Professor Aristides Novis, 2 – Federação, Salvador-BA)
Lançamento do Prêmio de Inovação Arlindo Fragoso (pelo CREA-BA)
Palestra sobre legado de Arlindo Fragoso, ministrada pelo professor e membro da Academia de Letras da Bahia,Guilherme Raddel
Lançamento da reedição do livro “O Espírito dos Outros”, com crônicas de autoria de Arlindo Fragoso (pela Edufba)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©