Artista Moçambicano expõe no METL

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Museu Eugênio Teixeira Leal / Memorial do Banco Econômico abriu uma nova exposição, desta vez para um representante de Moçambique, que vive em Portugal. Kokife, assim conhecido no meio artístico, contribui para a arte com um resgate de símbolos e cores que, segundo o próprio, deriva de uma “autorização dos espíritos que percorrem continentes e oceanos, da África e América do sul, e chegam sem avisar (...) tomam-lhe a mão, pintam, gravam e desenham”...
A arte de Kokife, realizada através da pirogravura e pintura de acrílica sobre madeira, couro e diversos suportes, nos revela uma sóbria aventura pelo resgate de uma arte independente e orgânica, fora dos meios tecnológicos, uma arte tão antiga quanto o domínio do fogo e dos metais pela humanidade.
A linguagem pictórica de Kokife nos remete às máscaras africanas, do mistério, da magia dos rituais e das lúdicas mandalas, cuidadosamente elaboradas, às vezes monocromáticas, sóbrias, ou alegremente adornadas com cores, máscaras e flores, refletindo um universo em sintonia com os antigos e a atualidade, algo que compartilha com a existencialidade do ser.
Sua técnica busca a sustentabilidade, quando reutiliza diversos materiais na produção, é o que acontece com os móveis, tão bem ilustrados e adornados, por vezes enriquecidos com detalhes dourados, resgatam fruições estéticas primitivas que provocam e estimulam nossa imaginação, assim como nas caixas, bolsas, bandejas, quadros e todas as peças que o artista produz.
Euler Oliva | Museólogo
Exposição “O Grito do Ipiranga II” Por Mário Jorge Cárcomo Lobo (KOKIFE)
Pirogravura sobre madeira e couro
Museu Eugênio Teixeira Leal / Memorial do Banco Econômico. 71 | 3321-8023 | 3321-8308.
Rua do Açouguinho 01, Pelourinho - Salvador - BA. 16 de janeiro a 28 de fevereiro de 2015.
terça a sexta: 9h às 18h. sábado e domingo: 13 às 17h.Entrada Franca | Livre para todos os públicos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©