Margareth Menezes estreia Ensaios AfroPop de Salvador

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Um mercado de cultura afropop! É promovendo a junção entre os seus Ensaios do AfroPop e a proposta do recém-inaugurado Mercado Iaô que a cantora e compositora Margareth Menezes estreia no verão de Salvador. Tradicionalmente marcados pela multiplicidade artística, os Ensaios ficam este ano ainda mais plurais. As duas edições, que acontecem nos dias 25 de janeiro e 8 de fevereiro, serão realizadas no Mercado Iaô – centro de economia criativa, artes e entretenimento, na Ribeira, que tem movimentado a cena cultural da cidade com uma programação extensa de música, artesanato, gastronomia, dança, teatro e literatura.

Em 2015, quando completam 10 anos, os Ensaios do AfroPop trazem o tema ‘Axé de Todos os Ritmos’, celebrando os 30 anos do Axé Music e a fusão rítmica de gêneros musicais tipicamente brasileiros como forró, MPB, samba e reggae. Esse último dará o tom da estreia em Salvador que acontece no dia 25 de janeiro (domingo) e traz como convidados o Olodum e o cantor Duda Sepúlveda, da Banda Diamba. Além da nova casa, a temporada 2015 traz outras duas boas novidades. Seguindo a linha do Mercado Iaô, os Ensaios contarão com um dia inteiro de programação cultural, das 10h às 19h, e serão gratuitos.

No show, marcado para as 17h, Margareth Menezes canta hits dos seus 27 anos de carreira como Faraó, Elegibô, Dandalunda, Selei, além da novíssima Eu vim aqui só pra te ver que, apesar de ainda não ter sido gravada em estúdio, tem levantado o público em shows pelo Brasil. Com os convidados, a artista faz duetos de clássicos do samba-reggae e do reggae. A programação do Ensaio do AfroPop tem início com abertura da feira de economia criativa e gastronômica (10h), seguida por Orquestra de Berimbaus (12h), Dança pra Ogum (13h30), Jackson do Bandolim (14h) e Percussão Ilê Aiyê (15h30), Charanga (16h30) e, encerrando, show Margareth Menezes e convidados (17h).

A temporada AfroPop 2015 teve início em Fortaleza, onde o evento era inédito, e estreia também em outros dois locais: Ilhéus, que aconteceu no último dia 17 de janeiro, e São Paulo, em 6 de fevereiro. Rio de Janeiro (5 de fevereiro), que receberá o evento pelo terceiro ano consecutivo, e Salvador (25 de janeiro e 8 de fevereiro) completam a seleção de cidades a receberem os ensaios. O Verão AfroPop de Margareth Menezes tem realização da Estrela do Mar Produções e patrocínio da CAIXA.
Afropop - O AfroPop Brasileiro é um movimento musical que festeja e fortalece a cultura afro-brasileira. Idealizado por Margareth Menezes em 2005, o movimento celebra 10 anos em 2015 e conta com apoio de grandes blocos afro de Salvador (Ilê Aiyê, Muzenza, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy e Malê deBalê). No último verão, além de Salvador, os Ensaios do AfroPop estiveram no Rio de Janeiro, São Luis (MA) e Teresina (PI). Entre os convidados, nomes como Chico César, Daniela Mercury, Gabriel o Pensador, grupo Casuarina, Ile Aiyê, Luiz Caldas, MV Bill e Olodum.

Mercado Iaô – Inaugurado em dezembro, na orla da Ribeira, o Mercado Iaô se propõe a ser espaço plural, capaz de abraçar diversas linguagens artísticas e gerar oportunidades para diferentes ramos da economia criativa. Projeto da Associação Fábrica Cultural, que atua há 10 anos na Península de Itapagipe e tem Margareth Menezes como presidente, o mercado abre suas portas em todos os domingos até dezembro de 2015 com expositores de artesanato, ala de gastronômica, espaço infantil e espaço artístico cultural, com apresentações de música, dança, teatro e poesia.

Serviço: Ensaio AfroPop – Margareth Menezes Participações: Olodum e Duda Sepúlveda (Diamba)
Local: Mercado Iaô (final de linha da Ribeira) Data: 25 de janeiro (domingo)
Horário: 10h às 19h – show 17h Entrada gratuita Informações: (71) 3237-0066

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©