Júlio Braga lança livro em Itaparica

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O antropólogo e professor Júlio Braga faz palestra e lança livro na Biblioteca Juracy Magalhães (Itaparica)

Será lançado no sábado dia 7 de fevereiro, às 18h, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica) o livro “Candomblé: a cidade das mulheres e dos homens”, uma publicação do antropólogo e professor Júlio Braga. Nesta obra, Braga apresenta reflexões sobre as relações intragrupais que pautam o cotidiano dos terreiros de candomblé na Bahia e dialoga com os ensinamentos da antropóloga norte-americana, Ruth Landes, quem, nos idos dos anos 40 do século passado, realizou investigações em terreiros no Estado. Também muito conhecido por sua militância religiosa em favor das religiões de matriz africana no Brasil, Braga busca amplifica a experiência da pesquisa e dos meandros acadêmicos e a sua vivencia religiosa na condição de babalorixá do Axeloiá.

Como babalorixá, Braga relaciona pontos polêmicos como as relações entre pesquisadores, pais e mães de santo, o papel da universidade para a descriminalização sociocultural das religiões de matriz africana, bem como a contribuição da mídia para folclorizá-las na Bahia. O livro “Candomblé: a cidade das mulheres e dos homens” conta com texto fluído e, certamente, traz contribuições para aqueles que sempre desconfiaram dos modos como o negro e suas tradições foram inscritos na História do Brasil, quer sejam leigos, laicos, pesquisadores ou apenas curiosos de um modo geral.
 Serviço:
O quê: Palestra sobre religiões de matriz africana no Brasil e lançamento do livro Candomblé: a cidade das mulheres e dos homens, de Júlio Braga;
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Itaparica); Quando: 07 de fevereiro de 2015, às 18h.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©