DUBSTEREO: Grupo apresenta show no Pelourinho

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

 
O coletivo Dubstereo traz uma novidade ao público baiano: Quésia Luz. Com especial trabalho relacionado a Soul e Black Music, a cantora soma ao grupo formado por Fael Primeiro, Jorge Dubman, Alan Du Grave, Prince Addamo, Juliano e Japa System e juntos se apresentam dia 18 de janeiro (domingo) no Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho. O show, primeiro da nova formação, trará o repertório autoral da banda e contará com as participações de Marietta Vital (Massarock) e Russo Passapusso (BaianaSystem). A entrada é gratuita.

“É a primeira apresentação do ano e a primeira deste novo encontro com a Quésia Luz. A gente tá super animado. Vamos bater um papo com o público, falar sobre as novidades do coletivo, que recebe a cantora em sua formação, e apresentar o nosso repertório original junto aos convidados da noite, a cantora Marietta e o cantor Russo Passapusso”, explica Fael, um dos idealizadores do coletivo e vocalista da banda.

O DUBSTEREO

Com quase dez anos em pesquisa musical sobre os ritmos da Jamaica e da Bahia, o coletivo Dubstereo se referencia na aproximação da música orgânica com a sintética, na convergência entre o local e o global. Criando originais “pontes musicais” entre os clássicos riddims (bases instrumentais do Reggae) com o dub, dancehall, ska e steppa, o Dubstereo também passeia por células de outros ritmos, como funk, Miami bass, drum’n’bass e rap. O grupo tem como observação principal o sound system e a música jamaicana.

“Tomando como referência clássicos riddims [bases instrumentais], o grupo descobriu a fórmula pra misturar o bom e velho Reggae com uma porção de outras coisas. Esse é o principal ingrediente que compõe a mistura feita de Dub, Dancehall, Ska e Steppa com células de outros ritmos. O repertório mesclado do grupo se impõe não só pelo impacto físico do som, mas também pelas letras e rimas feitas em cima das bases produzidas. O canto falado dos vocalistas compõe parte importante desse mosaico”
Bárbara Falcón [antropóloga e pesquisadora musical especializada em Reggae] 
A banda já se apresentou com importantes nomes da música nacional, como Tom Zé, CéU, Lurdez da Luz, Curumin, Lucas Santtana, Buguinha Dub e o grupo Eddie, e tem dois álbuns lançados (2010 e 2013). Em Salvador, o grupo foi responsável pela transição da pesquisa dos sistemas de som para a música orgânica, iniciando uma forte cena local e estimulando a formação de novos projetos.


SERVIÇO

DUBSTEREO + Marietta Vital e Russo Passapusso
Largo Pedro Arcanjo
Data: 18 de janeiro (domingo)
Horário: 17h
Entrada: Gratuita

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©