Manoel Gomes de Mendonça no comando da Secti

domingo, 21 de dezembro de 2014


O atual diretor, na Bahia, do instituto alemão Fraunhofer, Manoel Gomes de Mendonça, foi escolhido pelo Governador eleito Rui Costa como novo secretário da Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19), durante cerimônia na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia.

O novo secretário falou sobre a expectativa de comandar a Secti, em substituição a Andrea Mendonça, visando avançar nas ações de estímulo e fomento ao campo científico. “A expectativa é a melhor possível, já que conheço o trabalho da Secti, por conta do trabalho desenvolvido pela Fraunhofer dentro do Parque Tecnológico da Bahia. A transição será feita da melhor forma possível, pois conheço o trabalho realizado pela secretária Andrea Mendonça e darei continuidade às iniciativas da Secti”, disse.

Questionado sobre o futuro dos projetos da Secti, Manoel Mendonça afirma que vai alinhar suas pretensões de governança junto à equipe do governador Rui Costa. “A indicação do meu nome foi técnica, por isso tenho a missão de continuar os trabalhos desenvolvidos pela secretaria e olhar de forma holística para a comunidade científica e suas iniciativas em cada região da Bahia”, explicou o novo secretário.

Manoel Mendonça assume a pasta no primeiro dia do ano de 2015 com a promessa de promover um “trabalho integrado com as outras secretarias, pois o avanço na tecnologia é importante para a saúde, educação, segurança, entre outras. A ideia é trabalhar em conjunto, pois o trabalho da Secti é transversal”.

O novo gestor da Secti é graduado em Engenharia Elétrica, com mestrado em Engenharia de Computação e Automação Industrial pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland, em College Park. O cientista também foi coordenador do Núcleo de Pesquisa em Redes e Computação da Unifacs e teve diversas participações em órgãos de C&T.

Atualmente, Manoel Mendonça é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde ajudou a implantar o doutorado em computação; atua também como gerente de estratégias de T.I do Senai Cimatec; e dirige o Centro de Projetos Fraunhofer para Engenharia de Software e Sistemas, que possui instalação no Parque Tecnológico da Bahia. A Fraunhofer é conhecida por ser pioneira em desenvolver software e tecnologia inteligente, contando com 25 mil cientistas espalhados na Europa e quase 80 Centros de Pesquisas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©