Poesia com Conceição Castro

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Poesia é o tema da última edição do projeto leitura pública do ano no Gabinete Português de Leitura

“Voa Baianinha, Voa!”, da poetisa Conceição Castro, marca a última edição das leituras públicas em 2014, que acontece no dia 12 de novembro, às 17h, no Gabinete Português de Leitura.

O livro, editado pela PerSe (SP), e composto por 100 poemas, inclui temas como Deus, amor, universo do poeta e natureza. Foi uma das atrações da Bienal Internacional de Livro, realizada em Salvador, no ano passado, e na Bienal de S. Paulo. É inspirado na constatação pessoal da autora sobre o poder que tem a poesia de tornar o cotidiano leve, aventureiro e prazeroso. “Para mim, a poesia transcende a realidade, concretizando no papel as aspirações e desejos tanto do autor quanto do leitor, atenuando ou exacerbando emoções. A poesia tudo pode, sua força se sobrepõe ao real”, diz a autora.

"É um livro com cem poemas que trata de diversos temas, tais como  a liberdade poética, o cotidiano, a natureza e a busca pela autenticidade da alma, pelo rompimento de rótulos sociais,   mas todos eles tem como pano de fundo o AMOR, sentimento em que eu acredito sem reservas! Muitos dos poemas provocam a reflexão sobre os caminhos que estamos proporcionando às nossas emoções"  explica Conceição Castro.

Para Castro, a obra tem uma linguagem simples e irreverente sem, contudo, despir-se do lirismo e romantismo que norteia a alma da escritora. É dentro deste contexto que a poeta elege o amor como elemento essencial de seus versos. “Prezo pela liberdade poética como a essência da poesia”, pontua. O prefácio é do também poeta Benjamin Batista, presidente da Academia Cultural da Bahia.

Sobre a autora: Maria da Conceição Braga de Castro é advogada e nasceu em Salvador. Escritora e poeta, é membro da Academia de Cultura da Bahia. Participou de duas antologias, uma delas internacional, em homenagem a Jorge Amado. Seus versos já foram utilizados no projeto escolar de incentivo a poesia na escola Padre Heraload Cordeiro de Barros, em Pernambuco. Também tem crônicas publicadas no jornal Tribuna da Bahia.

O projeto Leitura Pública de Livros que acontece sempre na segunda quarta-feira do mês, dá uma pausa e só retorna em março de 2015.

P.S – PerSe quer dizer Por Si Mesmo em latim

SERVIÇO:

Leitura Pública de Livro

12 de novembro, às 17h

Gabinete Português de Leitura

Praça da Piedade, s/n

www.gplsalvador.com.br

2 comentários:

Almir Sobreira de Oliveira disse...

Querida amiga Conceição Castro sabes que gostaria muito de ir vê-la declamar seus lindos poemas, infelizmente não será possível desta vez, agradeço seu honroso convite e lhe desejo mais sucesso.
Bom fim de semana.
Forte abraço.
Almir.

Maria da Conceição Castro disse...

Meu querido amigo Almir Sobreira, sei que prestigia o meu trabalho , tanto que foi ao lançamento do meu livro ai na bienal São Paulo, e sei que de coração me deseja sucesso.Isso já me deixa imensamente feliz.Obrigada por sua atenção.

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©