Oficina discute oportunidades da música da Bahia no cenário internacional

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Intitulado Música da Bahia no Mundo, evento conta com a participação de Eric Taller, Gilberto Monte e da banda Sertanília, e aborda resultados da WOMEX


Após a oficina Música da Bahia para o Mundo, realizada em outubro no Forte de Serviços Criativos – Forte do Barbalho, o cenário musical internacional volta à pauta. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e o Escritório Bahia Criativa realizam a oficina Música da Bahia no Mundo. O evento será no dia 18 de novembro, terça-feira, das 14h às 17h30, com inscrições gratuitas. Facilitada por Eric Taller (Ginga P Business) e Gilberto Monte, a oficina discute oportunidades de atuação musical no cenário internacional.

A oficina é oferecida a artistas, agentes e produtores culturais, gestores de projetos e empreendedores que atuam na cadeia produtiva da música. Idealizada pela Assessoria de Relações Internacionais da SecultBA, a tarde conta ainda com a presença de Geysa Castro, Piti Canella e Uzeda, agentes que estiveram presentes na edição 2014 da WOMEX – World Music Expo, realizada em outubro, em Santiago de Compostela, na Espanha. A Banda Sertanília, que este ano se apresentou em um dos palcos do evento, também participa da oficina. Os convidados irão expor e debater os resultados e perspectivas da presença baiana nesta que é uma das mais importantes feiras de negócios e oportunidades do mercado da música internacional.

A oficina se propõe a favorecer a compreensão sobre o mercado local e internacional da música, promover a reflexão sobre condições de seguir carreira internacional e ainda apresentar estratégias para a inserção estratégica no mercado externo. A metodologia envolve debates e atividades eminentemente práticas, utilizando o case do Programa Bahia Music Export.

Sobre a Womex

A feira internacional de negócios da música Womex acontece cada ano em um país diferente da Europa, reunindo todos os agentes da cadeia produtiva da música. A cada edição, discute as principais tendências mundiais do negócio da música. A programação da Womex conta também com espaço para apresentações ao vivo e negócios, e principalmente, venda de shows. Além dos empresários, a Bahia marcou presença este ano com a apresentação do show “Ancestral”, do grupo Sertanília, que ocorreu no dia 25 de outubro no palco Atlantic Connections, no Teatro Principal em Santiago de Compostela (Galícia), na Espanha.

Pela segunda vez consecutiva, o Sertanília participa do projeto Bahia Music Export (BMEX), que integra o Programa de Mobilidade Artística e Cultural promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). O objetivo é dar mais visibilidade à produção da cena musical baiana independente fora do Brasil e contribuir com a conquista de novos mercados, além de promover a mobilidade de artistas, profissionais e conteúdos musicais no exterior.

A ida do Sertanília à Espanha contou com o apoio da SecultBA a partir das ações do BMEX. Na oficina, a assessora de Relações Internacionais da SecultBA, Monique Badaró, apresentará ao público as ações da Secretaria para a exportação da música baiana. Serão também distribuídos os dois últimos volumes das coletâneas do Bahia Music Export, recém-lançadas e distribuídas na Womex. As faixas dos volumes 6 e 7 da coletânea Bahia Music Export podem ser ouvidas no www.cultura.ba.gov.br/bahiaexport/index.html. No site, também é possível escutar o repertório dos volumes 1, 2, 3, 4 e 5 do projeto, lançados em 2010, 2011, 2012 e 2013, respectivamente.

Os interessados em participar devem realizar a inscrição através do e-mail ou telefone do Escritório Bahia Criativa.

SERVIÇO
Oficina: MÚSICA DA BAHIA no MUNDO - Cenário Musical internacional e debate de resultados do evento WOMEX.
Dia 18 de novembro de 2014 (terça-feira)
Hora: das 14 às 17h30
Local: Escritório Bahia Criativa (Forte do Barbalho - Rua Marechal Gabriel Botafogo s/n, Barbalho)
Facilitadores: Eric Taller e Gilberto Monte
Convidados: Geysa Castro, Piti Canella, Uzeda e grupo Sertanília
Inscrições gratuitas através do e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3319-0033

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©