Livro apresenta o orixá Exu

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Livro apresenta o orixá Exu como princípio que dinamiza o mundo

Textos produzidos por Mestre Didi Asipa (1917 - 2013) em parceria com a antropóloga Juana Elbein dos Santos estão reunidos no livro Èsù, mais nova publicação da editora Corrupio. O tema é Exu, orixá cultuado nas religiões de origem africana, que é apresentado como um princípio que dinamiza tudo que há no mundo: a natureza, as relações e a própria existência humana. O lançamento será no dia 07 de novembro, às 18h, na Livraria Saraiva do Shopping Barra, com a presença da autora.

Os textos apresentados são resultado de pesquisa comparativa do sistema religioso denominado nagô no Brasil e de seus elementos originais na África Ocidental, ressaltando o significado de Exu no sistema cultural e religioso nagô-iorubá.Èsù é composto pelos textos “Exu Bará Laroyê” e “Exu Bara: princípio da vida individual no sistema nagô”, que reúnem itans – narrativas dos babalaôs – e cantigas de saudação transcritas em iorubá e traduzidas para inglês e português, além das análises dos autores, também nos dois idiomas.

A obra mostra que Exu foi a primeira forma a ser criada na origem do mundo, logo depois de Olorun (ar) e Orixalá (água), e como elemento fundador está em tudo. Todas as pessoas, todos os orixás e tudo que existe têm seu próprio Exu, pois sem ele nem poderiam existir.

Exu é invocado para abrir e permitir todos os rituais, pois é ele quem estabelece a comunicação entre o orum e aiê, o além e o aqui. Quando o Ifá é consultado pelos búzios, é Exu quem responde, por isso sempre está esculpido nas tábuas de Ifá, onde é marcado o resultado do “jogo”. É Exu quem carrega e entrega as oferendas aos orixás, os ebós, elemento central de toda a cultura religiosa nagô, atuando como princípio reparador.



SERVIÇO
O que: Lançamento do livro Exu (Editora Corrupio)
Quando: 07 de novembro, às 18h
Onde: Livraria Saraiva – Shopping Barra (2º piso – Tel: (71) 3264-3405 / 2128)
Preço do livro: R$ 70,00

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©