IGHB lança livro “Brasões de Armas

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove no dia 13 de novembro, às 17h, a palestra, seguida do lançamento do livro “Brasões De Armas – A Casa da Torre de Garcia d'Ávila – Raízes e Vínculos Além-mar”, de autoria do engenheiro Christovão de Avila. 
Trata-se da apresentação do Armorial Histórico da Casa da Torre de Garcia d'Ávila, declarado internacionalmente uma das mais importantes coleções de Brasões de Armas, não somente do Brasil, mas de todo o Novo Mundo. Homenageia a Índia Catarina Paraguaçu, batizada Katherine du Brésil em Saint Malona Bretanha, considerada mãe das mães brasileiras.
O livro reproduz imagens de 188 Brasões de Armas e transcreve seus vínculos genealógicos e institucionais, complementados por textos de destacadas personalidades no cenário cultural. O relato sobre a heráldica, no mundo, no Brasil e no Armorial, é de autoria do único acadêmico brasileiro da Académie Internationale d’Héraldique, o sempre lembrado Rui Vieira da Cunha, que introduz o leitor no universo desta complexa ciência e arte.
A obra é publicada pela Editora Hexis, com o apoio do Museu Histórico Nacional e patrocínio da Petrobras. É recomendada para historiadores, genealogistas, heraldistas, clérigos, pesquisadores, professores, estudantes, indianistas, produtores, turistas nacionais e estrangeiros, e todos os interessados na História e na Cultura do Brasil e dos mais de vinte e cinco países envolvidos.
Segundo cálculos de genealogistas, descendem de Caramuru cerca de 20 milhões de brasileiros. Com raízes genealógicas documentadas desde as origens do Velho Mundo, a sucessão de Jerônimo de Albuquerque é uma das maiores do país. E seus descendentes, vinculados à sucessão da Casa da Torre, espalham-se pelo Brasil e pelo mundo.
O lançamento também acontece no Castelo da Torre de Garcia d’Ávila, em Praia do Forte, dia 15 de novembro, às 17h, com palestra do autor e sessão de autógrafos.

Sobre o autor: Christovão Dias de Avila Pires Junior nasceu em Niterói. Seguiu a carreira militar e formou-se em Engenharia de Fortificação e Construção. Lecionou Arquitetura e passou a dedicar-se ao resgate, preservação e difusão do patrimônio que pertencera a seus antepassados diretos – o Castelo da Torre e Forte Garcia d’Ávila e a Igreja de Nossa Senhora da Graça da Bahia. Tornou-se membro/associado de diversas instituições culturais no Brasil e em Portugal.

SERVIÇO: Lançamento do livro Brasões De Armas – A Casa da Torre de Garcia d'Ávila – Raízes e Vínculos Além-mar”, de autoria do engenheiro Christovão de Ávila 13 de novembro, às 17h Sede do IGHB: Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©