Dia de Combate ao Câncer InfantoJuvenil

sábado, 22 de novembro de 2014

Unidade São Rafael ONCO faz campanha no Dia de Combate ao Câncer InfantoJuvenil neste domingo
Doença infantojuvenil tem probabilidade de cura de 70% se diagnosticada precocemente
                                                                                                         
     
Crescimento dos olhos, febre prolongada, sangramento pelo corpo e o aparecimento de caroço na barriga, podem ser indícios de câncer infantojuvenil. Segundo o Ministério da Saúde, a doença atinge mais de 11 mil crianças e adolescentes por ano, sendo a segunda causa proporcional de morte na idade de 1 a 19 anos. Apesar dos números preocupantes, 70% dos casos, se diagnosticados precocemente têm chance de cura.

No dia 23 de novembro, Dia de Combate ao Câncer InfantoJuvenil, a Unidade São Rafael ONCO, faz um alerta para que pais e responsáveis fiquem atentos a qualquer alteração no estado de saúde das crianças e adolescentes.  Na Bahia, a estimativa é de que 400 novos casos surjam todos os anos. Somente na Unidade São Rafael Onco são atendidas 200 crianças por mês, muitas delas diagnosticadas com leucemia, câncer que atinge o sangue, e é mais comum no público pediátrico. Segundo a médica Dolores Dorea, responsável pela Oncologia Pediátrica do HSR, a taxa de cura e a qualidade de vida são diretamente proporcionais à precocidade do tratamento.

“Como a maioria dos casos é de origem embrionária, a reprodução celular em crianças e adolescentes é mais rápida do que em adultos”, explica Dolores Dorea. Por isso, a especialista recomenda que os filhos sejam levados ao pediatra, com maior regularidade, principalmente até os seis anos. Depois disso, a criança ou adolescente deve ir ao médico quando apresentar sinais ou sintomas que não desapareçam em poucos dias.

Ação de Conscientização
Neste domingo (23), a Unidade São Rafael ONCO promove ação de conscientização no Farol da Barra, para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Colaboradores, pacientes e familiares vão participar da ação, que será realizada das 8h30 às 11h, distribuindo materiais educativos com alertas dos principais sinais da doença.

Atenção aos Sintomas

·  Perda de Peso;
·  Palidez inexplicada;
·  Febre prolongada de causa não identificada;
·  Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaço;
·  Manchas roxas, sangramento pelo corpo sem machucado;
·  Caroço em qualquer parte do corpo, especialmente na barriga;
·  Crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local;
·  Vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio.
  

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©