Wladimir Saldanha lança seus livros

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A Livraria LDM recebe o autor Wladimir Saldanha para lançamento de seus livros, “LUME CARDUME CHAMA” e “CULPE O VENTO”. O evento será realizado no dia 18 de outubro, das 11h às 14h, na loja situada no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.

Enquanto o livro Culpe o vento reúne uma produção mais heterogênea, inclusive incorporando a obra de estreia do autor, As culpas do poema, com que ganhou o X Prêmio Asabeça em 2012, Lume Cardume Chama é uma coletânea temática, articulada ao imaginário marinho, pesqueiro ou portuário, que informa sua memória afetiva e familiar. Os livros saem pela Editora 7Letras, do Rio de Janeiro, sendo que Lume Cardume Chama foi selecionado para publicação pelo Edital 34 da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Culpe o vento é dividido em três seções, a serem lidas individualmente (chamam-se “livros”), ou em sequência, quando o leitor poderá acompanhar um percurso pessoal que vai desde a dificuldade de aceitação da própria condição de poeta (Livro 1: As culpas do poema), passando pela crise da seção intermediária, que tematiza a morte, a degradação urbana e a grande histeria coletiva do século XXI – a síndrome do pânico (Livro 2: Camping selvagem), até chegar-se à última parte (Livro 3: O terceiro mar), quando Wladimir se ocupa das conturbadas relações com sua cidade natal, Salvador, e desta com seu passado pulsante e mal resolvido − sobretudo no que se refere a Portugal, país onde se publicaram, em coletâneas, os primeiros poemas de Lume Cardume Chama.
Nesse ponto, aliás, os dois livros se encontram, na temática do mar e das tensões culturais da cidade, tanto assim que o último poema de Lume Cardume Chama tematiza o incêndio da feira portuária de Água de Meninos, em 1964, que faz 50 anos em 2014 – e onde a família do poeta tinha um pequeno bar, então consumido pelo fogo, o Preferido. Já o último texto de Culpe o vento, intitulado Não mais o mar, avança no plano intuitivo da contemplação marinha, ao mesmo tempo ironizando a incapacidade de silêncio nas praias de Salvador.

Wladimir Saldanha é pesquisador, crítico, escritor. É Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia.Possui mestrado na mesma área (Teoria Literária - (UFBA, 2009). É graduado em Direito (UFBA, 2001), atua profissionalmente na área jurídica, como Analista Judiciário da Justiça Federal.

O quê? Lançamento duplo. “LUME CARDUME CHAMA” e “CULPE O VENTO” com a presença de Wladimir Saldanha, autor dos livros. Quando? Sábado, 18 de outubro, das 11h às 14h 
Onde? Livraria LDM do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves, s/n). Evento gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©