TORNEIO DE ROBÓTICA

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

VEM AÍ O SEGUNDO TORNEIO DE ROBÓTICA

EDUCACIONAL DE SALVADOR

Com o objetivo de estimular que estudantes de diversos locais e escolas de Salvador construam robôs utilizando desde a mais remota tecnologia aos avançados de dispositivos atuais, a Educar Tecnologias e o Espaço Cidadão Professor Ederbal Miranda promovem neste mês de outubro a segunda edição do Torneio de Robótica Educacional de Salvador ( TRES).

O evento será realizado no sábado, dia 25, das 9h às 21 horas no Shopping Itaigara.

As inscrições devem ser realizadas pelo site http://www.tres-ba.com.br,  até o dia 20 de outubro. O custo da inscrição é de R$ 29,00 por equipe e modalidade. Cada equipe poderá participar com até cinco estudantes.

Francisca Tânia Melo Nery, diretora da Educar Tecnologias, especialista em Projetos Educacionais e informática e coordenadora do evento, informa que os estudantes poderão construir robôs com qualquer material como, Lego, Modelix e materiais de baixo custo, visando a sustentabilidade. “ Nosso objetivo numero um é estimular os competidores a utilizar todas as possibilidades da iniciação científica para que possam desenvolver soluções inovadoras e criativas para os novos paradigmas da sociedade contemporânea. O diferencial em relação à primeira edição é que crianças a partir do 1º ano do ensino fundamental  poderão participar, pois haverá modalidades simples”, pontua Francisca.

As equipes inscritas participarão de competições entre si em cinco diferentes modalidades. Importante: a inscrição de uma equipe em um desafio não impede inscrições nos demais desde que as competições não ocorram simultaneamente.

As modalidades do evento são:

AUTÔMATOS – “Origens da robótica” - Nesta categoria, os participantes deverão apresentar uma construção que reproduza movimentos de pessoas; e/ou objetos; e/ou animais, através de mecanismos movidos por um conjunto de engrenagens engenhosamente combinadas;

CHUTADORES - Aqui, a força elástica entrará em jogo. As equipes terão que construir uma estrutura para lançar objetos esféricos em distâncias variadas;

SEGUIDOR DE LINHA – Nesta modalidade o comando é das rodas, que, regidas por programação, deverão seguir um caminho orientado por linha preta, de forma mais eficiente e rápida;

ROBÔ CABO DE AÇO - Nesta modalidade as cerdas das escovas serão as pernas do robô que movidos eletronicamente disputarão duas emocionantes competições.

CAMPEONATO ROBÔ ESCOVA - Nesta modalidade as cerdas das escovas serão as pernas do robô que movidos eletronicamente disputarão duas emocionantes competições.

1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente iniciativa da Educar Tecnologias. Espero que os alunos das escolas públicas também possam mostrar suas habilidade neste torneio

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©