Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Apresenta produções científicas para o desenvolvimento social


Evento acontece no Salvador Shopping entre os dias 13 e 19 de outubro, onde público poderá conferir equipamentos científicos que exploram a criatividade e inovação.

Conhecer, testar e experimentar diversas produções e equipamentos científicos nas áreas de games, robótica, física e ciência. Estas e outras novidades estarão disponíveis para o público baiano na 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que será realizada entre os dias 13 e 19 de outubro, no estacionamento L1 do Salvador Shopping.

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), acontece dentro de uma tenda climatizada com cerca de 600m², onde os visitantes poderão participar do Campeonato de Robótica, Física Recreativa, Espaço Games, Show da Química e Ciência no Cotidiano. Além do Ciclo de Palestras grátis sobre Jogos Digitais na Livraria Saraiva. 

A novidade da SNCT 2014 será a presença das unidades móveis da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). O veículo do Hemoba estará nos dias 16, 17 e 18 ao lado da tenda da SNCT para os interessados que desejam doar sangue. O Ibametro apresentará campanha educativa todos os dias da SNCT, com diversas palestras entre outros temas, consumo seguro para crianças e adultos, produtos com certificação e descartes de brinquedos.

Com o objetivo de popularizar a ciência e tecnologia, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresenta também jogos de Kinect e equipamentos que utilizam princípios de química e física, como: A Bicicleta geradora de energia, Chispa ascendente, Sopro que aprisiona, Anamorfose Cilíndrica, Looping, Poço Gravitacional e Condutores e isolantes estarão disponíveis em um ambiente estruturado e com monitores capacitados a prestarem informações sobre os equipamentos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar jovens e crianças em torno de temas e iniciativas de ciência e tecnologia. “Realizar a SNCT na Bahia cria a possibilidade de partilhar assuntos de ciência e tecnologia com a população. O nosso objetivo é o fortalecimento deste campo, por meio de atividades lúdicas e de entretenimento que estimulam o interesse pela ciência e valorizam a criatividade e inovação”, afirmou Andrea Mendonça, secretária da Secti.

A presença do Robozão da Bahia também está garantida. Durante o evento, o mascote do evento, um robô que possui 2,6 metros de altura, 1,6m de envergadura, dança, canta e interage com o público circulará pelo Salvador Shopping, convidando o público para conhecer a exposição, mostrando os experimentos e curiosidades da mostra.

SERVIÇO

O que: 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Onde: Estacionamento L1 – Salvador Shopping

Quando: 13 a 19 de outubro de 2014

Horários: Segunda a sábado, das 9h às 21h; domingo das 13h às 20h;

Evento gratuito e aberto ao público

Conheça alguns dos equipamentos que participarão da mostra

Cadeira giratória - Você já reparou que uma bailarina aumenta sua velocidade de giro quando junta os braços que antes estavam abertos? Pois é, aqui nem precisa você ficar nas pontas dos pés: basta sentar na cadeira, e iniciar seu giro de braços abertos. Depois, experimente aproximar os braços do corpo. Se ela começar a girar muito rápido, é só abrir os braços novamente.

Chispa - Você sabe o que acontece quando, em dias de tempestade, as nuvens ficam extremamente carregadas de eletricidade? Um belo relâmpago! O tamanho da faísca indica a voltagem nas nuvens que é de alguns milhões de volts! Nessa instalação, temos um transformador de néon que gera 15.000 Volts, por isso, a faísca é bem menor que um relâmpago. Por que ela sobe? Pois é; o ar percorrido pela descarga sofre duas alterações: aquece e fica ionizado. Como é mais fácil a faísca acontecer no ar ionizado, ela acompanha este que sobe por estar aquecido.

Sopro que aprisiona - Se soprarmos entre duas folhas de papel, elas se aproximam em lugar de se afastarem. Isso acontece porque o ar em movimento faz menos pressão sobre a folha do que o ar parado que se encontra à volta das duas folhas. No caso dessa instalação, o jato de ar que sopra na bola, cria uma região de baixa pressão na vizinhança da mesma; com isso, a pressão atmosfera “aprisiona” a esfera no interior do jato de ar.

Anamorfose Cilíndrica - Você já reparou que quando você se olha na costa de uma colher a sua imagem sofre uma certa deformação? Pois é; se existir uma extraterrestre parecido com você, mas um pouco deformado, é possível que a imagem dele na colher fique “consertada”. Para não precisarmos de extraterrestres deformados, construímos uma imagem perfeitamente deformada, de forma que ela pareça direita ao ser refletida neste espelho cilíndrico. A deformação na imagem depende do raio do espelho.

Looping - Existem brinquedos de parques de diversões que funcionam assim: o carrinho é levado para o alto de uma rampa, de onde é abandonado e começa a descer guiado por trilhos. Como a energia potencial que ela tinha (altura) era suficiente, ele descerá e conseguirá dar uma volta de 360 graus sem descolar dos trilhos. O mesmo acontece com as esferas nessa instalação. Só que aqui você pode experimentar largar as esferas de posições mais baixas e observar elas despencarem do alto do trilho.

1 comentários:

Projeto de Literatura Alma Brasileira disse...

Muito bom essa eu não vou perder.

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©