Ponte Salvador Itaparica e Porto-Travessia serão apresentados no Gabinete Português de Leitura

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Projetos em torno da Baía de Todos os Santos como a Ponte Salvador Itaparica e Porto-Travessia serão apresentados no Gabinete Português de Leitura

Encontro acontece dia (28), às 17h, com entrada gratuita

Terá início  (28), no Gabinete Português de Leitura, o seminário sobre Travessias e Terminais da Baía de Todos os Santos. Durante o debate, coordenado pelo professor Adinoel Mota Maia, serão discutidas as principais propostas técnicas e mercadológicas para substituição do ferry-boat como opção rodoviária de travessia da BTS.

Na palestra de abertura, às 17h, o arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura da Ufba, Paulo Ormindo de Azevedo, vai defender a solução adotada na Espanha, na França e na Itália, onde rodovias de contorno, à beira do mar, estimulam o turismo e a atividade náutica, a custo muito menor do que a da ponte de Salvador para Itaparica (com projeto pronto). O Sistema Viário Oeste/Ponte Salvador - Itaparica será apresentada na quarta (29), no mesmo horário, pelo secretário de planejamento, Sérgio Gabrielli.

Na quinta-feira (30), encerrando os trabalhos, haverá a exposição do arquiteto Lourenço Prado Valadares, que acaba de receber autorização de órgãos federais para fazer estudos sobre um porto-travessia, a ser implantado nas águas profundas da baía. Este seria o único do Brasil a receber navios porta-conteineres de até 40 metros de calado, com escoamento sub-aquático em túnel de Salvador a Itaparica.

Todas as palestras têm entrada gratuita e acontecem sempre às 17h, com direito a certificado. A inscrição é pelo telefone 71 3329 2733 e email gplsalvador@gmail.com.

A V Semana BTS teve início no sábado (25 de outubro), com a abertura da exposição "Travessias e Terminais da Baía de Todos os Santos", seguida de homenagem ao Yacht Clube da Bahia e ao Aratu Iate Clube, primeiras entidades a receber o Selo BTS, pelas atividades culturais realizadas na baía. Durante o evento, o diretor da Associação Comercial da Bahia, Eduardo Athayde, apresentou a Carta da Baía de Todos os Santos que, após recolhimento de assinaturas, será encaminhada a presidência da República, através do Ministério da Marinha, solicitando que seja formalmente declarada, por decreto presidencial, a Baía de Todos os Santos como “Sede da Amazônia Azul”.

Confira a programação:

dia 28 de outubro,  17 horas - Palestra do Prof. Arquiteto Paulo Ormindo de Azevedo: "De Salvador a Itaparica pelas Praias do Recôncavo"

dia 29, 17 horas - Palestra do secretário de planejamento José Sérgio Gabrielli:  "Sistema Viário Oeste/Ponte Salvador - Itaparica, com o  Plano de Desenvolvimento Regional"

dia 30, 17 horas - Palestra do Arquiteto Lourenço Prado Valladares: "Projeto Porto-Travessia em Águas Profundas da Baía de Todos os Santos"

dia 1° de novembro, 8 horas - Missa no Dia de Todos os Santos na Igreja de São Pedro (Largo da Piedade); 10 horas - Encerramento da Semana com porto de honra no Gabinete Português de Leitura

SERVIÇO

Gabinete Português de Leitura

Praça da Piedade, S/N

71 3329 2733 -  www.gplsalvador.com.br

gplsalvador@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©