Instituto INCORES oferece oportunidades profissionais

terça-feira, 14 de outubro de 2014

               Jovens baianos com idade entre 14 e 24 anos podem se candidatar a uma vaga dentro do programa Jovem Aprendiz do INCORES - Instituto de Responsabilidade Social. Para participar, podem enviar currículo para o e-mail curriculo@incores.org.br ou entrar em contato pelo telefone (71) 3321-7668. O Instituto é responsável pela contratação, formação e acompanhamento dos jovens em dezenas de empresas da Bahia. Mais informações sobre o INCORES podem ser obtidas no site www.incores.org.br.

A Superintendente Executiva do INCORES, Tanya Andrade explica que o principal foco do programa do Instituto é aumentar o potencial de envolvimento das pessoas que vivem em maior vulnerabilidade através da inclusão sócio econômica. “É necessária a criação de uma janela de oportunidades para que esses jovens atinjam sua própria independência através de valores que os levem a fazerem escolhas mais efetivas”, comentou.

O INCORES conforme explica Tanya, vem incentivando o cumprimento da Lei 10.097/2000, que exige que empresas com mais de sete funcionários reservem em seu quadro cotas para aprendizes. De acordo com ela, eles formam o maior grupo populacional do mundo. O programa Jovem Aprendiz no Instituto inclui formação com módulos teóricos e práticos, com duração de 11 a 24 meses. Na parte teórica, os conteúdos contemplam empregabilidade, informática, educação sexual, prevenção de drogas, comunicação, postura profissional, ética e cidadania. Já a formação prática é definida em função das atividades desenvolvidas nas empresas.

Segundo o Presidente do Instituto, Augusto Barreto, as empresas, ao disponibilizarem vagas para os jovens aprendizes, estão contribuindo para qualificá-los no intuito de que eles ingressem no mercado e assim também colaboram com a sustentabilidade da sociedade. “A não inserção dos jovens, dessa faixa etária, pode gerar um colapso. Ao ofertar oportunidades para eles, as empresas estão trabalhando para uma sociedade melhor, mais segura, com serviços melhores, com pessoas pensando em sua empregabilidade”, acrescentou.

Entre os principais parceiros do INCORES estão a Ford, a Sika, o Banco do Brasil, o Hospital São Rafael, o Boticário, a Voith e a PetroRecôncavo. Escriturário bancário, assistente administrativo, e automação mecânica são algumas das funções que podem ser desenvolvidas pelos participantes do projeto.

               O programa de empregabilidade de jovens já vem sendo reconhecido em Salvador como uma ferramenta de inclusão social. Dois prêmios recebidos pela instituição podem exemplificar isso. São eles o Prêmio da Fundação Banco do Brasil em Tecnologia Social e o Prêmio Portfólio-NESsT Brasil, por excelente qualidade e impacto social em um projeto empresarial.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©