BNDES assina contrato com Paróquia Sant´Ana

terça-feira, 7 de outubro de 2014

BNDES ASSINA CONTRATO PARA SEGUNDA FASE

DE RESTAURO DA PARÓQUIA DE SANT´ANA

Após seis anos de intensa movimentação da comunidade, finalmente a Paróquia de Sant´Ana, localizada no bairro de Nazaré, vai concluir o seu projeto de reforma e restauração. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou contrato para a realização da segunda e última fase de restauro da igreja, no valor de R$ 5.470.000 (cinco milhões quatrocentos e setenta mil reais). O projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), e pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet de incentivo à cultura. O BNDES vai investir  90% do valor e, os restantes 10% serão aportados pela empresa baiana Global Participação em Energia. As obras serão realizadas pelo Studio Argolo de Restaurações e pela CLM Construtora, e deverão ser concluídas até junho de 2017.

Para celebrar a conquista, a igreja realiza às 19h do próximo dia 9 (quinta-feira), na sacristia, uma apresentação das obras de artes já restauradas, a cargo do professor da Escola de Belas Artes da UFBa, José Dirso Argolo. E, às 19h30, acontecerá a Recitação do Santo Rosário em agradecimento à aprovação do contrato. “Meu Deus, como foi grande a nossa luta. E o sucesso de todo este esforço deve-se ao trabalho de um número enorme de pessoas, que se juntaram a este projeto e acreditaram nele”, comemora o pároco da Paróquia de Sant´Ana, padre Abel Pinheiro.

Considerada um dos principais acervos sacro e histórico da Bahia, a igreja de Sant´Ana chegou  a ficar fechada, em 2005, em função do risco iminente que havia de desabar o telhado.  Com o auxílio do governo e da comunidade, foram arrecadados recursos que permitiram reabrir a igreja com o telhado refeito. Neste mesmo ano a Igreja conseguiu apoio do BNDES para a realização da primeira fase do projeto, no valor de R$ 3,7 milhões. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Luiz Humberto de Carvalho e pelo engenheiro elétrico Thales de Azevedo.

A ação em torno da Igreja iniciou com o Movimento Salve Sant´Ana, que previa sua recuperação completa para as comemorações pelos 250 anos da Igreja, comemorados em 2010. “Estamos muito felizes. O importante é que agora estamos na fase final deste processo, e logo a comunidade de Salvador voltará a ter sua igreja em total condição de uso”, disse padre Abel Pinheiro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©