AUTOR BAIANO LANÇA LIVRO SOBRE TEATROEDUCAÇÃO

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O que faltava nos palcos e nas estantes de quem ama e trabalha com teatro e educação. O livro “Teatroeducação Palco para Culturalização do Psiquismo”, de Ricardo Ottoni Vaz Japiassu, faz lançamento nacional no dia 17 de outubro, sexta-feira, às 19h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping e é material pedagógico de primeira qualidade realizado a partir de textos resultantes de pesquisas que focalizam o impacto culturaldo uso lúdico da linguagem teatral no desenvolvimento do psiquismo infantil em crianças  de quatro a seis anos de idade. O livro é a primeira publicação destinada a teatroeducadores infantis e vem somar esforços à metodologia do ensino de teatro voltado para os licenciados que atuam no ensino fundamental.

Na noite de lançamento a atriz Anita Bueno fará uma performance interpretando Nadejda Krupskaya, grande mentora da escolarização russa pós-revolução e pioneira da Educação Infantil, homenageada no livro.  A seleção dos dados foi produzida a partir de observação desenvolvida por Ricardo Ottoni Vaz Japiassu, tendo em vista sua tese de doutoramento, defendida junto à Faculdade de Educação-FE da Universidade de São Paulo USP em 2003. A obra possui linguagem acessível e didática, aborda temas que englobam criatividade artística, educação e teatro, através das lentes da psicologia cultural, busca atender a demanda de todos os interessados em discutir e pensar o papel do teatroeducação para a culturalização do psiquismo.
Ricardo Ottoni é doutor em Educação e Psicologia, mestre em Artes Cênicas pela USP, licenciado e bacharel em Teatro pela UFBA, professor titular do Departamento de Educação do campus XV da Uneb. Atuou em todos os níveis da escolarização pública na Bahia e em São Paulo. Coordenou o Núcleo de Pesquisa e Extensão da Uneb XV. É autor de mais duas obras, “Metodologia do Ensino de Teatro” e “A Linguagem Teatral na Escola – pesquisa, docência e prática pedagógica”. A experiência que adquiriu no mundo acadêmico contribui para a síntese desse livro, pois, o método ludopedagógico apresentado no livro foi usado ao longo de um ano letivo em pré-escola da rede pública municipal de São Paulo em 1998.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©