Maracangalha convida para festival cultural

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

               O primeiro Festival Cultural de Maracangalha acontece no dia 28 de setembro. O distrito da cidade de São Sebastião do Passé se tornou famoso na música de Dorival Caymmi, fica à apenas 58 quilômetros de Salvador. O evento é realizado pela Lira de Maracangalha e acontecerá das 09 às 18h, tendo como uma das principais atrações do dia o grupo infantil Do Ré Mi lá. "Eu vou pra Marancalha, eu vou", cantou Dorival Caymmi. Muitos pensam que esse lugar que ficou famoso na música de um dos maiores compositores baianos de todos os tempos não passa de ficção. Mais informações através do telefone (71) 3332-3333.
               Com uma programação diversificada o festival acontecerá ao longo do domingo, incluindo shows, sambas de roda e palestras. A ideia é dar visibilidade a Maracangalha, divulgando o lugar como opção de passeio cultural para pessoas que moram em Salvador e em outras cidades. 
               O Festival foi idealizado pela musicista Sônia Oliver, maestrina da Lira de Maracangalha e uma das poucas mulheres à frente de uma filarmônica no Norte e Nordeste. Ela coordena um projeto permanente de educação musical infantil, que atualmente atende um grupo de alunos formado por mais de cem crianças e adolescentes do lugar. O projeto que está completando 13 anos, conta com sede própria no local.
               Às 8h, haverá uma concentração para recepcionar uma turma de 60 carros do Grupo Toyers do Brasil, que partirá de Salvador para Maracangalha para realizar a trilha Off Road do Besouro Mangangá. Após a abertura do evento, os pilotos seguem, mas as suas famílias ficam no Distrito para participar do Festival.  
               Nove horas da manhã, o evento será aberto com um Arrastão Cultural, um cortejo artístico partirá da linha do trem que fica na entrada de Maracangalha. O ponto inicial fica ao lado da antiga usina de açúcar Cinco Rios, que no passado impulsionou o crescimento de Maracangalha.
               De lá, o cortejo segue até a Praça Paulo Rosa, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Guia, no Centro, onde estará o palco do Festival. A programação continua com apresentação de Capoeira do Colégio Polivalente de Candeias, às 09h30, seguida do balé do Colégio Arco-Íris, às 10h, em homenagem ao lendário capoeirista baiano Besouro Mangangá.
               Ocorrerão apresentações artísticas de alunos do Colégio Municipal Edgar Santos de Maracangalha ás 10h30. O grupo infantil Do Ré Mi Lá fará um show às 11h30 e ao meio-dia acontecerá a apresentação da Lira com os solistas do grupo de chorinho de São Sebastião. 
               A Lira de Maracangalha fará show a partir das 13h, em comemoração ao aniversario da Filarmônica, com números de Teatro, Dança e Solistas. Será realizado ainda a partir das 13h30, um Festival de Prêmios em benefício da manutenção de atividades artísticas e culturais em Maracangalha.    
               Para encerrar o evento haverá uma sessão de cinema ás 17:30, com exibição de curtas metragens produzidos na Bahia com personagens de Maracangalha que ocorrerá no Clube da AMAM - Associação de Moradores e Amigos de Marangalha, onde será realizada também uma palestra sobre reaproveitamento de alimentos e uma oficina de higienização bucal para as crianças com distribuição de escovas de dente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©