Baiano lança livro em Cordel sobre Copa do Mundo no Brasil

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

As histórias da Copa do Mundo de 2014 no Brasil narradas em mais de 1400 versos de cordel. Essa é a proposta do livro "2014: O ano da Copa no país do futebol", escrito pelo cordelista baiano Elton Magalhães, que será lançado no dia 25 de setembro, as 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Salvador. Publicado pela Editora Mondrongo, a obra pode ser considerada um imenso folheto de cordel que conta a saga da seleção e do povo brasileiro.

Em mais de 200 estrofes, a obra está dividida em quatro partes - O País, Os Povos, As Partidas e O Escrete Brasileiro – e destaca o que ocorreu de mais importante dentro e fora do campo durante o campeonato mundial. São retratados o contexto político tumultuado envolvendo manifestações populares e casos de xenofobia, a festa promovida por diversos povos e outras tantas peculiaridades. “O poeta narra a saga do nosso povo com uma visão sócio-política-futebolística, que agrada mais que a seleção jogando em casa”, escreve o cordelista e professor Jotacê Freitas, no prefácio do livro.

Elton Magalhães, 29 anos, é poeta-cordelista, mestre em Literatura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), professor da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). Antes do livro "2014: O ano da Copa no país do futebol" já havia produzido dez folhetos de cordel sobre temas variados como homofobia, escolas literárias, um encontro com o roqueiro Raul Seixas e o próprio futebol, com um cordel que conta a história do Esporte Clube Bahia, seu time do coração. “Inicialmente a ideia era apenas narrar os jogos, por isso desde o início fui acompanhando todas as partidas. Depois notei que era importante tratar não apenas do futebol, mas trazer para o texto questões políticas e sociais que envolveram a Copa no Brasil, assim como retratar a festa fora dos estádios, principalmente no que diz respeito à mistura de povos, tão comum em um evento como esse", explica.

O fiasco da seleção canarinho na Copa após a derrota por 7 a 1 diante da Alemanha por pouco não jogou um balde de água fria na empolgação do autor. “Eu pensei que o livro acabaria por ali. Ingenuamente confiava na vitória da seleção, inclusive enquanto escrevia o livro imaginava um final vitorioso para o escrete brasileiro", diz. Mas o projeto seguiu em frente e será lançado na próxima quinta-feira (25).

 Lançamento do livro “2014: O ano da Copa no país do futebol”  Quando: 25 de setembro (quinta-feira), 19h
Onde: Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi (Salvador) Quanto: R$ 26 (preço de lançamento)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©