Cursos técnicos gratuitos na área da arquivologia

sábado, 1 de outubro de 2011

CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS PARA ARQUIVISTAS SERÃO OFERECIDOS NA BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA
As aulas são voltadas para os profissionais da área da arquivologia, preservação de acervos e sistemas informatizados para a preservação de arquivos

O Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, em parceria com Arquivo Público da Bahia, oferecerá entre os dias 03 e 07 de outubro, oficinas técnicas gratuitas sobre temas de interesse dos profissionais arquivistas, como elaboração e gestão de arquivos, preservação de acervos e os sistemas informatizados de gestão arquivista. As aulas, ministradas por especialistas do Arquivo Nacional, acontecerão na Biblioteca Pública do Estado (Barris), sempre das 9h às 17h, na sala Kátia Mattoso, 3º andar.  As inscrições são limitadas e podem ser feitas por meio da página http://www.fpc.ba.gov.br/node/1576 e os participantes recebem certificados.
A primeira oficina acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro, das 9h às 17h, com o tema “Elaboração e gestão de projetos para patrocínio na área de arquivo”, ministrado pelo economista, pós-graduado em Análise de Sistemas e supervisor do Arquivo Nacional, Márcio Médici e o advogado, pós-graduado em Direito Civil e assessor de Projetos Especiais do Arquivo Nacional, Rodolfo Rio Doce Junior. A oficina é voltada para arquivistas, gestores públicos, administradores e demais profissionais envolvidos na elaboração e gestão de projetos na área de arquivo.
Voltada para arquivistas profissionais envolvidos com a gestão de documentos, tecnologia da informação e da computação, a segunda oficina “Técnica de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos-e-ARQ Brasil” será proferida pelo historiador e especialista em gestão documental e preservação do Arquivo Nacional (AN), Carlos Augusto Silva Ditadi, no dia 5 de outubro, das 9h às 17h.
Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, o Modelo de Requisitos para os Sistemas Informatizados de Gestão e Arquivistica de Documentos, ARQ Brasil, leva em conta a existência de um importante legado de documentos em formato digital, cujas características vêm sendo tratadas por especialistas de diversas áreas.
Tendo como publico alvo arquivistas e profissionais de instituições públicas e privadas que possuem acervos documentais, envolvidos com a utilização da microfilmagem, a oficina técnica “Reformatação e Preservação de Acervos” será ministrada pelo economista, supervisor do Setor de Microfilmagem e Digitalização do Arquivo Nacional (AN) Gerson Pereira. A oficina acontece nos dias 6 e 7 de outubro sempre das 9h às 17h.
As oficinas técnicas são uma iniciativa do CONARQ para disseminar o conhecimento arquivistico e fortalecer o Sistema Nacional de Arquivos para oferecer um melhor serviço prestado pelos arquivos públicos e conta com o apoio do Arquivo Público da Bahia, administrado pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA.

Serviços:

O quê: Cursos técnicos gratuitos na área da arquivologia, preservação de acervos e sistemas informatizados para a preservação de arquivos
Quando: de 3 a 7 de outubro, sempre das 9h às 17hOnde: Sala Katia Mattoso, 3º andar, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)
Custo: gratuito, com entrega de certificado

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©