DANIELA MERCURY CONTA SOBRE SEU CARNAVAL

terça-feira, 1 de março de 2011

 A cantora Daniela Mercury, ontem em coletiva de imprensa realizada no MAM, no novo Solar Café, contou sobre como vai ser a sua programação de carnaval deste ano.

Daniela falou das novidades no trio e blocos, e do camarote CONTIGO. Estavam presentes, a parceira de muitos anos, Lícia Fábio e o representante da Contigo, também o pessoal do teatro, das artes plásticas, que vão ter participação ativa no trio. A imprensa baiana em peso, estava presente, assim como outros representantes da imprensa nacional e internacional.

Daniela vestida de Bailarina aproveitou o lugar e o pôr do sol, para tirar belíssimas fotos.



Carnaval é Arte

Carnaval é Arte, é esse o tema do carnaval 2011 de Daniela Mercury. Arte que fere retinas comportadas em constante exercício disciplinar e que exalta, contesta, altera paradigmas, reafirma princípios. Arte escapista, arte que transforma. A cantora usa a arte mais uma vez para surpreender, desta vez homenageando os criadores e as criaturas da arte.

Depois de inovar, em anos anteriores, com o trio eletrônico, colocando um piano de cauda em cima do trio, trazendo para a avenida a apresentação de uma orquestra, entre tantas outras coisas, Daniela Mercury mostra mais uma vez sua inquietude e sua criatividade.

No carnaval 2011, baianos, turistas e todo o mundo, através da imprensa, vão ver as mais variadas manifestações artísticas com os seus mais legítimos representantes. Tudo em cima de um trio elétrico, que é um palco mágico. Nesse carnaval, Daniela provocará a integração de diversos tipos de arte, com todos os improvisos que surgem na folia e com todos os encontros que acontecem e marcam para sempre a história da maior festa popular do planeta.

Cada um dos 4 dias de desfile da cantora será dedicado a uma destas artes: teatro, pintura, dança e música. São essas formas artísticas, antigas ou contemporâneas, que legitimam as novidades e as inovações que sempre fazem parte dos carnavais e das apresentações de Daniela Mercury.

O que a cantora quer é se vestir de arte neste desfile estético, neste festival de arte de rua que é o carnaval. E todo este show cênico vai acontecer em cima do Triatro, o trio elétrico com 3 andares que vira palco da cantora, dos músicos, bailarinos e convidados de Daniela.


Triatro

O trio elétrico de 3 andares, criado para acolher a arte e ser palco das mais variadas expressões, estará ainda mais especial este ano: a cada dia uma cenografia diferente, dando suporte a vertente homenageada como uma moldura para os artistas e suas expressões A criação é do conceituado artista plástico e cenógrafo, Juarez Fagundes. Com monitores de LED, de alta tecnologia, o que estiver acontecendo no palco, vai ser transmitido ao vivo pelos telões do trio e também do carro de apoio (lembrete: sábado não há carro de apoio - dia do desfile do trio independente).



PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE DANIELA MERCURY:


Terça-Feira (1 de março) – Baile Infantil

Daniela Mercury abre o camarote Contigo! Daniela Mercury com o baile infantil que já acontece há 10 anos. Em 2011, o tema do bailinho são “As Artes” e, por isso, o figurino de Daniela é inspirado em uma bailarina estilizada em tons rosa aquarela. É durante o baile infantil que a cantora faz a festa para centenas de crianças de instituições beneficentes. Com muita animação, Daniela se apresenta cantando sucessos que fazem a alegria da garotada e recebe Carla Perez, que também fará um show para as crianças.



SEXTA-FEIRA (4 DE MARÇO) – DANIELA MERCURY NO CAMAROTE
Dia em que a anfitriã visita o camarote Contigo! Daniela Mercury. É a oportunidade que a cantora tem para conversar com mais tranquilidade com jornalistas, artistas e patrocinadores. Daniela fará um pocket show para os convidados do camarote. A artista usará um vestido longo de renda azul.



MADRUGADA DE SÁBADO - GALO DA MADRUGADA (Recife, PE)

Haja fôlego: depois de visitar o camarote, Daniela Mercury embarca, ainda na madrugada do sábado, para Recife. Ano passado, a cantora teve a honra de ser a primeira baiana a fazer a abertura do carnaval recifense quando participou do Baile Municipal. Este ano, Daniela é a convidada especial da direção do Galo da Madrugada para cantar no trio da Spok Frevo Orquestra. O Galo é a maior agremiação carnavalesca do mundo, com 1 milhão e meio de participantes, aproximadamente. O desfile acontecerá das 9hs às 14hs. Em seguida, Daniela Mercury, com a energia de sempre, volta para Salvador e estreia no carnaval baiano.


SÁBADO (5 DE MARÇO) – TRIO INDEPENDENTE – PIPOCA DA RAINHA

Desfile do trio independente. Dia de homenagear o teatro. A Pipoca da Rainha, que já está no Guiness Book (o livro dos recordes), vai ver um grande espetáculo: são as intervenções teatrais de convidados muitos especiais. Atores e diretores que ajudam a escrever o nome da Bahia na dramaturgia brasileira e que vão deixar o circuito Dodô ainda mais teatral. Daniela vai receber os atores e diretores Jorge Alencar, Luiz Miranda, Fernando Guerreiro e “Os Cafajestes”, com Rafael Medrado, Kadu Veiga e Daniel Rabelo, a Cia Baiana de Patifaria formada pelos atores Lelo Filho, Nilson Rocha, Alexandre Moreira e Jarbas Oliver.

Para dar o clima da homenagem teatral, o figurino dos bailarinos e a cenografia do trio farão referências ao teatro. Inspirados nas cores das telas modernistas do pintor Piet Mondrian, Daniela Mercury e os bailarinos usarão roupas que irão remeter a personagens clássicos do teatro e do cotidiano, traduzidos em formas caricatas na linguagem de cartoon.

Entre os personagens, a rainha estilizada, interpretada por Daniela Mercury, vai contracenar com Romeu, Julieta, o soldadinho de chumbo, a bailarina, cinderela, cabrochas, malandro, Rapunzel, entre outros. Nas roupas dos bailarinos, a inspiração nas formas retas e minimalistas do estilista Paco Rabanne.

No cenário, a base é a linguagem do cartoon, com o uso de peças desproporcionais que vão dar um ar divertido à apresentação de Daniela Mercury. Serão usados objetos do nosso cotidiano como geladeiras, pentes, espelhos, chuveiro, bicicleta e muito mais.

No repertório, além dos sucessos de Daniela, homenagens a grandes montagens teatrais já consagradas pelo público, como Ó Paí Ó e Os Cafajestes.



DOMINGO (6 DE MARÇO) – BLOCO CROCODILO

Primeiro dia de desfile do Crocodilo. O dia será de homenagem às artes plásticas, com a participação de artistas pintando e fazendo performances ao vivo durante todo o trajeto em cima do Triatro. A idéia é relacionar pintura, dança e música em uma instalação e laboratório vivo de pintura. Neste dia o trio elétrico se transforma em um grande ateliê que servirá de cenário para as coreografias especiais que foram criadas para esse momento. Os artistas plásticos vão fazer parte desse espetáculo, interagindo com Daniela Mercury e com os bailarinos, pintando os corpos e os figurinos deles. Roupas essas que, neste dia, se transformarão em suporte, em telas, para os traços dos pintores Bel Borba, Delson Uchôa, Iuri Sarmento e Luiz Tourinho, que se inspiram nesta manifestação popular maravilhosa que é o carnaval.

Artistas plásticos convidados:

Bel Borba – além de pintor e mosaicista, Bel Borba é também um interventor da estética urbana, criando esculturas, com os mais diversos materiais, que dão vida, luz e formas divertidas às ruas da capital baiana.

Iuri Sarmento – o pintor e estilista mineiro traz o seu estilo “barroco-pop” para a avenida. Morando em Salvador desde 1994, Iuri sempre diz que é a luz da Bahia que inspira ele nas criações.

Delson Uchôa – A arte alagoana, nordestina, com ares de universalidade, fazendo parte do mundo. Esse pintor tem um papel importante na arte contemporânea, sempre exaltando luzes e cores da nossa região, usando tecidos junto com telas, e flertando com o mundo kitsch, sem se afastar de suas origens.

Luiz Tourinho - o talentoso artista baiano tem como grande característica a simplicidade: uma forma de se aproximar do popular. Pintor, escultor e restaurador, Luiz Tourinho traz também o erudito para suas peças, sempre provocando a emoção de quem aprecia seu trabalho, acreditando que tudo pode virar arte.

No domingo, Daniela receberá ainda 2 convidados especiais: o cantor e compositor Gabriel Póvoas e outra artista da nova geração, Mariana Aydar. Ao lado de Daniela, os artistas vão animar o folião. A cantora paulista vai ainda interpretar seus grandes sucessos. E o jovem músico Gabriel, que é parceiro de Daniela Mercury em músicas como Sol do Sul, vai também apresentar uma canção inédita.

Nesse dia, o abadá do folião fará uma homenagem especial a Portinari.



SEGUNDA (7 DE MARÇO) – BLOCO CROCODILO

Segundo dia de desfile do Crocodilo. A homenagem é para a dança e para grandes mestres dessa área como Ângela Dantas, Lia Robatto, Vavá Botelho e Graciela Figueroa. Estes e tantos outros foram referência para a formação de Daniela Mercury como bailarina. E mais uma novidade: além dos bailarinos que ficam no trio, haverá um outro grupo de bailarinos fazendo show no carro de apoio, sempre interagindo com a cantora e com o Triatro.

Neste dia, Daniela Mercury recebe um dos grandes nomes da dança no mundo, a premiada coreógrafa Deborah Colker.

No figurino, Daniela vai usar um vestido “corseletado” curto com predominância da cor azul, em vários tons. Os bailarinos usarão roupas feitas com materiais reaproveitados e transformados em um figurino rico e lúdico.

A cenografia será composta pelos 30 bailarinos distribuídos nos trios. E o abadá do bloco, nesse dia, fará uma homenagem a Caribé.



TERÇA – FEIRA (8 DE MARÇO) – BLOCO CROCODILO

Último dia de desfile do Crocodilo e a homenagem à música, com destaque para a percussão, que é o tema do carnaval de Salvador. No cenário, a inspiração na toy art, que é uma forma de arte em que os brinquedos são usados para expressar design, moda e urbanidade. E é brincando que Daniela Mercury vai fazer o circuito Barra-Ondina no último dia da folia. Usando bonecos infláveis gigantes, bolas, legos e muitos outros elementos no cenário, a cantora vai fazer a vida mais alegre, como deve ser. É a ambição de perpetuar esse estado de espírito nas pessoas durante todo o ano.

Neste dia, Daniela receberá, no Triatro, a batida forte e marcante do samba reggae do Olodum. Durante todo o trajeto, o público também vai prestigiar o som de grandes percussionistas como: Marivaldo dos Santos (do grupo percussivo londrino Stomp), Vitor Brasil, Luisinho do Gege, Gilmar Gomes, Marcelo Pinho e Reinaldo Boaventura. Uma homenagem grandiosa também aos saudosos mestres da percussão: Ramiro Musotto, Mestre Prego e Neguinho do Samba. Na terça-feira terá ainda a participação animada do angolano Dog Murras, que traz a alegria do ritmo do kuduro para o circuito Barra-Ondina.

Daniela Mercury usará uma roupa futurista. Os bailarinos vestem tecidos tecnológicos e se transformam em bonecos modernos, com formas retas.

O abadá do crocodilo, na terça feira, fará uma homenagem a Tarsila do Amaral.



FIGURINO DO CARNAVAL DE DANIELA MERCURY:

Os figurinos de Daniela Mercury durante o carnaval 2011 foram criados pela estilista alagoana Martha Medeiros, que transforma a renda típica do nordeste em artigo de luxo.



FIGURINO DOS BAILARINOS:

A concepção do figurino dos bailarinos é de Daniela Mercury e da jornalista especialista em moda Alina Amaral com produção de Milene Correia e adereços assinados por Luiz Valasco.



MSN

“Direto do Trio com Daniela Mercury”. Já está no ar a página especial do MSN que vai fazer uma ampla cobertura do carnaval. Você vai ficar por dentro do carnaval de Salvador no melhor estilo, com o ponto de vista de Daniela Mercury. Os bastidores, curiosidades, entrevistas, Bê a Bá do abadá, Na Pipoca, Daniela de A a Z, galeria de fotos e muito mais. O MSN estará em cima do Triatro mostrando todo o desfile da “Rainha do Axé”, com making of e mais toda a emoção do desfile da artista, no circuito Dodô (Barra-Ondina).

Todos poderão acompanhar através do link: http://especiais.br.msn.com/carnaval-2011


UNICEF

Embaixadora do Unicef há 14 anos, Daniela Mercury participa da campanha “Por uma infância sem racismo”, alertando a sociedade para os impactos e danos do racismo na infância e na adolescência.

Mais fotos na Galeria de Fotos. Créditos das fotos: Fred Pontes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©