JANAÍNA AMADO LANÇA LIVRO

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Janaína Amado, lançou ontem, ao final da tarde, na Galeria do Livro e Arte no Espaço Unibanco de Cinema, na Praça Castro Alves, o livro " Jacinta Passos, coração militante" reunindo poesia, prosa, biografia, fortuna crítica, obra da qual foi organizadora.  A obra foi editada pela Editora da UFBA e pela Corrupio. Na verdade, trata-se de um compêndio, bem grosso, sobre a vida da militante, nascida em de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, zona fumageira, que sempre se revoltou, contra o sistema, e se refugiou na poesia, Canção da Partida, é sua obra mais conhecida, e que vem a ser mãe, de Janaína Amado.

Jacinta Passos foi uma mulher à frente de seu tempo. Nascida no ano da eclosão da Primeira Guerra Mundial, e educada em tradicional família do interior da Bahia, Jacinta paulatinamente rompeu os limites impostos por sua época e situação social. Fez da poesia arma de esplendor e guerra. Incansável jornalista, foi das raras mulheres da Bahia, no inicio da década de 1940, a expressar publicamente suas opiniões, nem sempre concordantes com as da maioria.


Essa é a primeira edição da obra completa de Jacinta. Os quatro livros de poemas que publicou, entre os anos de 1942 e 1958, foram lançados em edições pequenas, há muito esgotadas. A presente edição contém a poesia completa de Jacinta, incluindo seus livros publicados, poemas esparsos e poemas inéditos, estes últimos, parte de uma série manuscrita, produzida nos últimos anos de vida da autora, jamais trazidas antes ao público. O volume conta ainda com uma prosa completa de Jacinta, a biografia da jornalista e um caderno de imagens, contendo fotos de Jacinta e de pessoas e locais importantes em sua vida.


Todo o clã da família Amado, se fez presente, além de diversos amigos da família, prestigiando a autora, bem como, membros da cena cultural baiana.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©