Seminário de Oportunidades de Negócios Bahia-Portugal

terça-feira, 5 de maio de 2009

Teve lugar de 1 a 3 de Maio, no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio da Bahia, (e sob o tema "Não existe crise entre o Brasil e Portugal") o 3º Seminário de Oportunidades de Negócios Bahia-Portugal. O seminário contou, nomeadamente, com a presença do Embaixador de Portugal em Brasília, João Salgueiro, da Conselheira Económica da mesma Embaixada, Manuela Barata, bem como diversos Secretários do Governo da Bahia - como o Secretário de Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo (que no evento representou o Governador da Bahia, Jaques Wagner) e o da Infraestrutura, Batista Neves - Prefeitos, outros representantes municipais, etc,. Estiveram representados praticamente todos os principais grupos portugueses presentes na Bahia, como a Portugal Telecom, o Pestana, Lena, Imocom, Espírito Santo, Reta Atlântico , etc.. Participou também a representante do AICEP em São Paulo, Clementina Garrido, que deu uma palestra durante o evento.

No decurso do seminário procedeu-se à eleição da nova Direcção da Câmara de Comércio na Bahia, tendo sido designado Presidente, o empresário Augusto Carreira, ficando o anterior Presidente Eduardo Sales, - e por motivos que se prendem com a continuidade da acção até aqui empreendida - como "Presidente de Honra". O novo modelo de Direcção visa tornar mais leve e flexível a acção da entidade - principalmente no que respeita planeamento, tomada de decisões e sua implementação - assim tendo sido constituído um "core group" de apoio ao Presidente, composto por cinco Vice-Presidentes, que substituirão a alargada estrutura até agora adoptada. Com vista a aumentar a sinergia com as restantes entidades portuguesas locais, este grupo integra, nomeadamente, representantes de instuições como o Hospital Português da Bahia (através de Armindo Carvalho, seu actual Presidente) ou o Gabinete Português de Leitura ( através do seu Presidente, Bernardino Silva, que é também Presidente da Casa dos Açores). Do mesmo modo, pretendeu-se que a Vice-Presidência reunisse, tanto empresários portugueses há muito radicados na Bahia, como novas gerações de quadros empresarais, recentemente chegados (como é o caso do Director do Grupo Lena. José Castelo Branco).

Sob a presidência do Embaixador João Salgueiro, teve tabém lugar a reunião das onze câmaras de comércio portuguesas existentes no Brasil.

Foram ainda homenageados, pela Câmara de Comércio da Bahia, alguns grupos empresariais ligados à área do turismo, como o Vila Galé, o Pestana, a Imocom e o grupo baiano Catussaba, assim como o Presidente de Honra das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, António Carrelhas e o Cônsul-Geral de Portugal em Salvador, João Sabido Costa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Salvador Acontece - Copyright©2007 Salvador Acontece. Todos os direitos reservados. | by TNB-Adaptação:José Mendes ©